O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto dos câmpus Garopaba e Tubarão leva robótica a escolas municipais

EXTENSÃO Data de Publicação: 17 mar 2022 14:26 Data de Atualização: 18 mar 2022 17:16

Uma parceria entre os câmpus Garopaba e Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai oferecer cursos de robótica e iniciação à programação a cerca de 300 estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental. As aulas devem iniciar em abril, atendendo crianças das escolas municipais de Tubarão e Imbituba. Também há uma previsão de que os cursos aconteçam em Capivari de Baixo.

Com o título “Robótica na Escola: Programando o Futuro”, o projeto vai oferecer, ao longo de 2022, cursos com carga horária de 20 horas para escolas municipais. No curso, os alunos farão a montagem dos robôs utilizando kits de robótica educacional Lego, nas versões Spike Prime e Mindstorms EV3, e aprenderão sobre uso de sensores, lógica de programação e resolução de problemas em equipe.

“O kit de robótica LEGO permite que os estudantes aprendam de forma prática por meio de atividades lúdicas, sendo uma ferramenta poderosa para instigar a criatividade, a comunicação e o trabalho em equipe, todas consideradas habilidades para profissionais do século 21”, afirma a professora do Câmpus Garopaba, Thaiana dos Anjos Reis, coordenadora do projeto.

Os estudantes de Imbituba terão aulas no Câmpus Garopaba do IFSC. Em Tubarão, as crianças das escolas municipais farão o curso no Câmpus Tubarão. “A proposta é um ensino lúdico, utilizando os kits de robótica, de uma forma muito fácil de aprender. A ideia é despertar o interesse das crianças pela robótica e pela área de tecnologia, que está em evidência e tem um mercado de trabalho aquecido, além de ser um dos eixos do Câmpus Tubarão, com seus cursos na área de Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial”, afirma o professor Roberval Silva Bett, coordenador do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Câmpus Tubarão.

Projeto nacional

O projeto recebeu cerca de R$ 90 mil de financiamento, através do edital nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que em 2021 selecionou projetos de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal para o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. No IFSC, o projeto dos câmpus Garopaba e Tubarão foi selecionado para representar a instituição na seleção nacional.

Com o recurso, além dos kits educacionais usados com as turmas, o projeto também contará com bolsistas selecionados entre os estudantes do Câmpus Garopaba, no curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet e no curso técnico em Informática, e do Câmpus Tubarão, no curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. 

“O projeto é muito importante para os câmpus pois, além de adquirirmos equipamentos de robótica Lego, os alunos do IFSC conseguem desenvolver diversas habilidades importantes para a carreira deles: liderança, criatividade, cooperação, falar em público. Para a comunidade entorno do IFSC, os estudantes poderão trabalhar mais o raciocínio lógico, resolução de problemas e ainda desmistificar que robótica e programação são coisas muito difíceis. O aprendizado de forma lúdica auxilia muito na simplificação do conteúdo.. E além disso o projeto proporciona esse trabalho e parceria intercâmpus”, afirma Thaiana.

Além dos professores Roberval e Thaiana, participam do projeto os docentes do IFSC, André Luiz Moraes e Rodrigo Balbinot Reis.

Como se inscrever

Interessados devem procurar as secretarias das escolas municipais de Imbituba e Tubarão. Não são necessários pré-requisitos para participar do curso. Ao final, todos os participantes receberão certificado.

Mais informações

Para mais informações, siga o Instagram: @roboticaifsc

CÂMPUS TUBARÃO EXTENSÃO CÂMPUS GAROPABA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.